Saiba mais sobre literacia financeira

Planeamento, orçamento e investimento

<< voltar

10 formas de equilibrar o orçamento

  1. Orçamento pessoal: Ajuste seu orçamento para garantir que suas despesas estejam alinhadas com as suas receitas. Para isso, elabore um plano de gastos, controle dos rendimentos e a crie uma reserva de emergência.
  2. Poupança: Compreenda a importância de economizar dinheiro regularmente, sempre que possível, e explore diferentes estratégias de poupança, como estabelecer metas financeiras e a escolha de instrumentos de poupança adequados. Por regra, o primeiro a ser pago deve ser você mesmo, pelo que será útil constituir uma automação de poupança logo aquando do recebimento do vencimento, por exemplo.
  3. Dívidas e empréstimos: Entenda os diferentes tipos de dívidas e empréstimos disponíveis, bem como os seus custos e impactos em longo prazo. Explore estratégias para gerir suas dívidas, evitar o endividamento excessivo e melhorar seu histórico de crédito, devendo sempre que possível regularizar em primeiro lugar aqueles que representem um maior custo (com taxas de juro mais elevadas).
  4. Investimentos: Familiarize-se com as noções básicas dos mais variados tipos de investimentos (ações, títulos, fundos mútuos). Perceber esses princípios poderá ajudá-lo a tomar decisões mais concretas sobre como investir o seu dinheiro.
  5. Planeamento da reforma: Aprenda sobre as diferentes soluções de poupança para reforma, como Planos de Poupança Reforma ou Fundos de Poupança Reforma, e explore estratégias para garantir a segurança financeira no futuro.
  6. Seguros: Compreenda os conceitos básicos de diferentes tipos de seguros, como seguro de vida, seguro de saúde e seguro automóvel. Saiba como escolher e avaliar correctamente as coberturas oferecidas pelas seguradoras.
  7. Instituições Financeiras: Avalie as vantagens e desvantagens de diferentes instituições financeiras antes de finalizar a abertura de uma conta bancária. Compare taxas, serviços e benefícios oferecidos
  1. Tomada de decisão informada: Analise e avalie opções financeiras, comparando custos, benefícios e riscos e aprenda a identificar/evitar fraudes financeiras e práticas enganosas.
  2. Educação financeira para crianças e jovens: Ensine conceitos financeiros básicos a crianças e jovens, incentivando-os a adquirir hábitos financeiros saudáveis desde cedo. Isso inclui explicações sobre a importância da poupança, gastos responsáveis, orçamentos e tomada de decisões financeiras informadas.
  3. Compreensão do sistema financeiro: Busque informações sobre os serviços bancários básicos, como cartões de crédito e débito, contas correntes, assim como com os direitos e responsabilidades dos consumidores no sistema financeiro. Isso inclui a leitura e compreensão de extratos bancários e termos e condições contratuais. Avalie a possibilidade de aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido através da conta de serviços mínimos bancários, evitando custos desnecessários.