8 fatores que fazem as pessoas gastarem mais do que deveriam
Gastar mais dinheiro do que o planeado, pode ser um comportamento influenciado por vários fatores. Compreender esses fatores, poderá ajudá-lo a tomar decisões mais conscientes sobre os seus gastos e praticar hábitos financeiros saudáveis.
- Precipitação: Tomar decisões precipitadas e comprar sem pensar nas consequências do ato impulsivo e no impacto que poderá causar a longo prazo no futuro.
- Influência Social: Ceder à pressão de um determinado grupo (sejam familiares ou amigos próximos), na tentativa de se igualar ao estilo de vida deles e/ou tentar alcançar os mesmos padrões de consumo.
- Estratégias de Marketing: Deixar-se persuadir pelas promoções por tempo limitado, Black Friday, ofertas irresistíveis, descontos exclusivos etc.
- Sentimentos: Fazer uso do consumo desenfreado como distração para compensar o stress, desânimo, a tristeza ou a insatisfação.
- Falta de planeamento: Não planear um orçamento e não cuidar das suas despesas, elaborando, por exemplo, uma folha de cálculo de gastos, poderá levá-lo a decisões precipitadas com gastos desnecessários.
- Facilidade em obter crédito: Fazer transferências para a conta à ordem diretamente da aplicação no telemóvel, através do homebanking ou levantar valores utilizando o plafond do cartão de crédito, são incentivos que levam as pessoas a gastarem acima do seu orçamento, gerando dívidas desnecessárias.
- Cultura do consumo: Conviver com pessoas ou num ambiente que supervaloriza e cultiva o consumismo, que prioriza a aquisição de bens materiais como sinónimo de sucesso e status social.
- Ausência de literacia financeira: Não conhecer, ler e estudar sobre finanças pessoais pode resultar em decisões erradas e, consequentemente, a gastos desnecessários que poderiam ser evitados.