PRIVATE AREA | REGISTER EN PT ES
Login
NOTÍCIAS DUO Capital - A Referência na gestão de ativos
A DUO Capital é uma empresa independente especializada em soluções de investimento e gestão de ativos, fundada por profissionais com ampla experiência no setor, desde a originação e análise/avaliação de carteiras de crédito à gestão e recuperação de ativos.

Foi após realizar um estudo do mercado português, que João Boullosa, sócio fundador da DUO Capital, verificou que uma empresa de soluções integradas iria fazer a diferença na solução de investimento em ativos alternativos em Portugal, pois à data haviam poucas empresas capazes de acompanhar e de dar uma resposta profissional a um investidor institucional nesta área. Apesar de ter sido criada em 2012, foi em 2013 que a DUO Capital iniciou atividade com a junção de mais duas sócias ao projeto, Tânia Lopes e Debora Souto, que já detinham experiência anterior no setor. “Começámos com cinco colaboradores e a gestão da primeira carteira de Non Performing Loans (NPLs) unsecured, com um valor de 23 milhões de euros. Atualmente, a DUO Capital conta com cerca de 70 colaboradores para a gestão de ativos de NPLs de todas as tipologias de crédito, com um valor de aproximadamente 1 bilião de euros”, informam os responsáveis.

Enquanto gestora de ativos independente especializada em soluções integradas de gestão e recuperação de ativos alternativos, muito focada em non performing loans, a DUO Capital dedica-se a garantir o máximo retorno sobre os investimentos dos parceiros de negócio: “Apoiamos os investidores na compra de portfólios granulares mas também, e cada vez mais, em portfólios com risco concentrado e single names, onde a análise deixa de ser estatística e muito mais casuística. Neste último caso ainda existem poucas empresas com know-how para o fazer, mas nós somos uma delas. Conseguimos analisar ativo a ativo e determinar o seu valor”, explicam. A gestão de ativos em incumprimento (Non Performing Loans) com ou sem garantias reais (Secured & Unsecured), para os principais bancos internacionais e nacionais, veículos de investimento e instituições financeiras e, a montante, o serviço de advisory a um investidor que pretende fazer investimentos na área, são as principais soluções apresentadas pela DUO Capital. “Fazemos o pricing, procedemos a Due Diligence e estruturamos a operação, incluindo negociação de contratos de cessão de crédito."

UM PARCEIRO COMPETENTE E DE CONFIANÇA

A equipa multidisciplinar especializada na gestão de todo o tipo de créditos é composta por analistas financeiros, advogados internos e gestores de crédito, além de gestores de recursos humanos e administrativos: “Somos uma empresa independente que mantém um espírito de grupo e alavancamos um know-how com uma seleção muito criteriosa de recursos. Demonstramos a eficácia e a adequação do nosso sistema de gestão através da monitorização e medição periódica dos objetivos estabelecidos. Dedicamos muita atenção ao sistema de avaliação de performance, pois a evolução dos trabalhadores tem de ser constante e tem que acompanhar o ritmo de crescimento da empresa”, justificam.

A fidelização dos clientes tem sido habitual desde o início da atividade e, hoje em dia, a DUO Capital define-se por ter uma lista de “bons e estáveis clientes”, com quem a equipa mantém uma relação de proximidade e comunica diariamente. “Os clientes mais antigos manifestaram o agrado por todo o nosso desenvolvimento em termos tecnológicos e também de organização e sofisticação, enquanto mantemos este relacionamento fácil e próximo, típico de empresa mais pequena”. A seriedade, competência e a manutenção de uma relação de proximidade e de confiança de longo prazo com os clientes são algumas das principais características da DUO Capital: “A nossa missão é sermos uma empresa de eleição nesta área, procurar melhorar e estar constantemente no topo das “best practises”, e ser uma referência no que diz respeito à gestão de ativos alternativos em Portugal, especialmente os de maior complexidade”.

DISTINGUIDA PELO FINANCIAL TIMES

Além de ter sido galardoada com as distinções PME Líder e Excelência 2018, a DUO Capital foi ainda uma das mil empresas identificadas a nível mundial – e uma das dez a nível nacional – pelo Financial Times na 3ª edição do FT1000: Europe’s Fastest Growing Companies 2019 (empresas europeias com maior taxa de crescimento), ocupando a 212.ª posição no ranking europeu e a 2.ª posição entre as 10 empresas portuguesas, com um crescimento de receitas de 651%.

Para consolidar a excelência dos serviços e a aplicação das melhores práticas do mercado, a DUO Capital está a desenvolver um projeto de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Com a expansão internacional no horizonte a partir do final de 2020, os entrevistados revelam outros objetivos ambicionados: “Após uma fase de rápido crescimento, apostamos agora numa estratégia de crescimento consolidado. Estamos constantemente a desenvolver a nossa plataforma eletrónica – totalmente parametrizável quanto às necessidades de cada cliente – e com isso as nossas ferramentas de análise e segmentação. Neste capítulo pretendemos estar na vanguarda do setor”, rematam.

VALOR ECONÓMICO -  DIÁRIO DE NOTÍCIAS
03 DE Agosto de 2019


ÚLTIMAS NOTÍCIAS